Assine e receba novidades!

Conheça um pouco sobre a Cidade de Areia - PB:

Os primórdios do atual município de Areia remontam ao início do Séc. XVII, quando já em 1625 a localidade, então conhecida como Sertão dos Bruxaxás, numa alusão à tribo Bruxaxá, um ramo da grande nação Cariri, constituía um povoado. Posteriormente esse povoado foi elevado à condição de vila, com o nome de Villa Real do Brejo de Areia.

Situada na vertente oriental do Planalto da Borborema, a uma altitude superior a 600 metros, a cidade de Areia apresenta um clima agradável o ano inteiro. No inverno as temperaturas baixam consideravelmente, atingindo cotas em torno de 12 ºC, o que é considerada baixa temperatura para os padrões tropicais e nordestinos. A localização estratégica do município oferece não apenas o privilégio de se ter um clima agradável, mas proporciona também um quadro cênico natural, formado por paisagens tão belas que tornam Areia um dos lugares mais bonitos do interior do Brasil.

Nesse cenário de natureza pródiga, a cidade foi construída, ao longo dos últimos séculos. Areia é a terra do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever e de tantos outros filhos ilustres. Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade localiza-se a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa, sendo bem servida por estradas asfaltadas.

Outro patrimônio inestimável da cidade de Areia é o seu acervo cultural e arquitetônico. Conhecida como "Terra da Cultura", Areia sedia o primeiro teatro construído no estado da Paraíba, o Teatro Minerva, edificado em meados do Séc. XIX, por famílias nobres locais. Daí a expressão original: "Theatro Particular" gravada em seu frontispício superior. Aqui também foi criado o primeiro curso superior da Paraíba na então Escola de Agronomia do Nordeste, que posteriormente veio a originar a atual Universidade Federal da Paraíba.

O município de Areia detém um fabuloso conjunto arquitetônico, tanto urbano como rural, formado por igrejas, museus, prédios públicos, fazendas e engenhos que fabricam rapadura, açúcar mascavo e suas famosas cachaças. Na área urbana destaca-se o casario do Séc. XIX, conservado como bem poucos no Brasil.

Todo esse cenário natural e humano, artisticamente elaborado, levaram o IPHAN a transformar Areia em Patrimônio Histórico Nacional.

Venha visitar Areia e desfrutar de suas belezas, hospedando-se com conforto e qualidade na Pousada Villa Real.